JORGE NUNO PINDO DA COSTA. O PORTADOR DE ALEGRIAS

JORGE NUNO PINDO DA COSTA. O PORTADOR DE ALEGRIAS

Editorial:
IDEIAS & RUMOS
Materia
FÚTBOL PORTUGUÉS: HISTORIA, BIOGRAFÍAS BIOGRAFÍAS
ISBN:
978-989-95192-9-9
Páginas:
152
27,15 €
IVA incluido

As pessoas gostam de estar com ele porque é um ser humano com uma grande riqueza. El gosta de dar alegrías!
Foi esta frase de Artur Jorge (que sería indelicado estar aquí a “apresentar”, dado o respeito que granjeou como jogador, treinador e Seleccionador) que pela primeira vez me fez penar no título deste livro – O Portador de Alegrias.
Porque foi Artur Jorge o primeiro que me fez consciencializar que o Amor (com maiúscula!) que vi espelhado nas faces dos (muitíssimos) portuenses e portistas com quem contactei, a procura de pistas para chegar à perrsonalidade de Jorge Nuno Pinto da Costa, se debe, pura e simplesmente, ao facto de este homem ter trazido a alegria a milhares e milhares de pessoas. Uma alegria nao diria quotidiana, mas semanal, o que no decurso de uma vida, vem a dar quase no mesmo. Foi Jorge Nuno Pinto da Costa, efectivamente, a acreditar nos inúmeros testemunhos, alguns aquí apresentados, que deram, que trouxe a uma regiao, a uma cidade, a um conjunto importantíssimo de cidadaos, a alegria de se verem no mapa. Isto é importante, num país en que se olha sempre, de há séculos a esta parta, para o umbigo lisboeta.
Jorge Nuno Pinto da Costa, de facto, “pôs o Porto no mapa”
É ele que, quando fala, quando responde aos jornalistas, quando assume as (poucas) derrotas e as (muitas) vitórias do seu clube – o Futebol Clube do Porto - traz uma luz a estas gentes. É um portador de alegrías – porque traz a alegria consigo, e transporta-a, directa e semanalmente, para o coraçao de toda esta gente.
Ora, como espero se venha a constatar, esta alegria nao provém só do futebol....

Artículos relacionados