- Editorial:
- VISAO E CONTEXTOS
- Año de edición:
- 2020
- Materia:
- NATACIÓN INFANTIL Y MATRONATACIÓN
- ISBN:
- 978-989-54777-2-2
- Páginas:
- 324
NATAÇAO INFANTIL. A ESTRATÉGIA, A REFLEXAO, O OBJETIVO, A EVOLUÇAO
RITA PINTO
A formação de um nadador é um processo longo, cuja progressão deverá ser cuidadosamente pensada, organizada e executada. A Natação Infantil Não tem sido um tema tratado com a seriedade e profundidade que merece. Existem muitas especulações pseudopedagógicas. Exploram-se, de forma muito pouco ética, os desejos de segurança manifestados pelos Pais.
Neste quase deserto de trabalhos na área da Natação Infantil, surge esta publicação da autoria da Rita Pinto. Nela está bem patenteada a grande paixão que a autora tem na abordagem teórica e prática de todas as questões que envolvem um processo metódico que a Natação Infantil exige. Envolve no processo os Pais, os Professores e os alunos. Cria e sugere dinâmicas de permanentes interações de todos com o meio aquático, através de soluções seguras, competentes e consequentes.
Rita Pinto escreveu um livro bastante rico no conteúdo. Desafiante na reflexão. Rebelde na forma. Consistente no processo e muito rico nas ideias. (Do Prefácio de António Vasconcelos Raposo).
ÍNDICE
1. O PONTO DE PARTIDA QUE CONCEITO ADOTEI DE SABER NADAR
2. CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO PROFESSOR QUE FAZEM
3. RELAÇÕES AFETIVAS E EXPETACTIVAS
4. A FUNÇÃO DO ELOGIO E DO FEEDBACK NAS NOSSAS AULAS
5. AS CRENÇAS DO PROFESSOR
6. O MEDO DA ÁGUA
7. QUE PROFESSOR QUERES SER?
8. INGREDIENTES BASE DA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO AMA
9. CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
10. PLANEAMENTO UM INGREDIENTE DE SUCESSO