MENTE, DESPORTO E PERFORMANCE: O FATOR PSI

MENTE, DESPORTO E PERFORMANCE: O FATOR PSI

Editorial:
VISAO E CONTEXTOS
Año de edición:
Materia
PSICOLOGÍA DEPORTIVA
ISBN:
978-989-99399-8-1
Páginas:
295
19,62 €
IVA incluido

O livro assume o risco de se afastar dos lugares comuns para nos conduzir através de uma agradável viagem em torno do quotidiano e das histórias de vida de vários atletas, designadamente daqueles que, no passado, viveram a glória desportiva e foram, mais tarde, confrontados com momentos dramáticos e difíceis nas suas vidas. (…) Cabe ao psicólogo, em colaboração com treinadores e família, contribuir para a gestão e a preparação psicológicas dos atletas que auxiliam no desempenho desportivo através de metodologias assentes em conteúdos científicos. O autor ajuda a perceber essa tarefa, recorrendo a múltiplos exemplos e aproveitando para uma útil revisão da literatura da especialidade. (in Prefácio)

José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal

Este livro é abrangente, bem escrito, facilmente acessível e mostra-nos que o desporto é tão mental quanto físico. Escrito por uma das maiores autoridades da área, Sidónio Serpa, tanto pelo seu rigor académico e credibilidade científica quanto pelo seu trabalho aplicado, o livro traz informações de especial atenção para profissionais, pesquisadores e estudantes de psicologia do desporto. Fornece uma base fundamental da compreensão psicológica do atleta, desde a iniciação até ao alto rendimento, passando pela análise dos contextos e das pessoas que dele fazem parte, em especial treinadores e pais. Além do mais, as observações, métodos e abordagens oferecem orientação na concepção e realização de intervenções de treino psicológico efectivas para a formação de um atleta inteligente.

Regina Brandão, Psicóloga, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Psicologia do Desporto.Consultora de Luiz Felipe Scolari nas selecções nacionais do Brasil e Portugal

ÍNDICE
Prefácio I: O livro, José Manuel Constantino
Prefácio II: O autor, António Paula Brito

INTRODUÇÃO
PARTE 1: A MENTE DO ATLETA

1.- O “glamour” e o sofrimento
2.- A organização psicológica dos atletas
3.- A evolução do atleta e a carreira desportiva
4.- Os talentos e os factores psicológicos

PARTE 2: GESTÃO PSICOLÓGICA PARA A PERFORMANCE
5.- A optimização do rendimento
6.- A dinâmica da equipa
7.- A relação treinador-atleta
8.- O psicólogo e o rendimento desportivo

Artículos relacionados